A reza do 11º dia da Trezena de Santo Antônio será acompanhada de uma receita muito especial, dedicada para quem irá ficar em casa no dia 12 preparando um almoço e/ou jantar para dois. Nem todos apresentam disposição para enfrentar as maratonas das filas em restaurantes, hotéis e/ou motéis, portanto exercitar neste dia nosso lado afetivo culinário é uma boa oportunidade para demonstrar nosso afeto e carinho, para alguém Ãntimo ou querido. Quem ama cuida, quem ama cozinha, pois é na cozinha que transformamos nossos sentimentos e emoções em comida… comida afetiva.
11º DIA (11/06)
Ao EspÃrito Santo
Vinde, EspÃrito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso EspÃrito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações de vossos fiéis com as luzes do EspÃrito Santo fazei que pelo mesmo EspÃrito saibamos o que é reto, e sempre gozemos de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
A Santo Antônio
Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcanceis de Deus o perdão dos pecados, o espÃrito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na Trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro a vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e amizade de Deus, que dele nunca me afaste, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.
Oração do 11º Dia
Ó glorioso Santo Antônio. Visto que Deus vos concedeu o poder especial de fazer encontrar os objetos perdidos que nos ajudeis na procura das coisas que havemos pedido. Fazei-nos encontrar primeiro que tudo a graça santificante, se tivemos a desgraça de perder, restaurai-nos o antigo fervor no serviço de Deus e na prática das virtudes cristãs; alcançai-nos, enfim, o que sobretudo nos falta; uma fé ativa, uma perfeita docilidade às inspirações da graça, o desgosto dos vãos prazeres do mundo e um desejo ardente das inefáveis alegrias da eterna bem-aventurança. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
A RECEITA DA PÓS-ORAÇÃO (ou do almoço/ jantar do dia 12)
Sobrecoxa de Frango com Sálvia e Limão Siciliano
1 – INGREDIENTES
- Sobrecoxa de frango
- Sálvia fresca
- Limão siciliano
- Mostarda Maille Dyon Originale
- Molho Inglês Lea & Perrins
- Pimenta calabresa seca
- Azeite de oliva extra virgem
- Alho
- Sal
2 – MODO DE PREPARO
Herdei esta receita de um amigo muito querido. É muito fácil de fazer e o resultado é perfeito. Sabor único e suave. Aroma perfumado e delicado, com uma textura da carne que desmancha na boca.
Iremos descrever o modo de preparo da Sobrecoxa de Frango com Sálvia e Limão Siciliano, considerando a possibilidade de preparo para qualquer quantidade de sobrecoxa.
Quantidades
- O sal, a sálvia fresca (cortar em pedacinhos) e a pimenta calabresa seca devem ser usados a gosto;
- O alho deve ser espremido. Usar um dente para cada duas sobrecoxas;
- ¼ de suco de limão siciliano para cada sobrecoxa (= 1 limão para 4 sobrecoxas);
- 1 colher de chá de Molho Inglês Lea & Perrins para cada sobrecoxa;
- 1 colher de chá de Mostarda Maille Dyon Originale para cada duas sobrecoxas;
- Azeite de oliva extra virgem suficiente para deixar as sobrecoxas envolvidas.
Preparo
- Retire o excesso da gordura e toda a pele das sobrecoxa e coloque-as em um recipiente de vidro;
- Adicione todos os ingredientes e misture bem (use suas mãos, neste caso é a melhor forma de deixar as sobrecoxas envolvidas pelos temperos);
- Cubra com um filme plástico e deixe na geladeira para marinar* por 8 a 10 (oito) horas;
- Aqueça o forno (200 oC);
- Forre uma assadeira de alumÃnio com folhas de alumÃnio e deite as sobrecoxas de frango;
- Cubra a assadeira com folhas de alumÃnio e asse em forno baixo até dourar as sobrecoxas.
Dicas
- Em caso de formar muita salmoura durante o cozimento, retire, reserve e mais no final reque as sobrecoxas;
- Retire a cobertura de folhas de alumÃnio no final do cozimento;
- Sirva com arroz branco.
*Marinar – O ato de marinar alimentos é um dos procedimentos de cozinha mais antigos da história da alimentação. Originário do latim Marinus, que significa marinho, o ato de marinar um alimento é uma composição de ações quÃmicas e fÃsicas sobre um alimento que deverá ser consumido. Seu uso data desde os primeiros registros históricos das primeiras civilizações e até mesmo das pré- civilizações. O ato de marinar é utilizado para conferir sabor aos alimentos, diferentemente de seu passado de preservação, é usado mais para temperar (ou condimentar) o alimento a ser preparado. A marinada da Sobrecoxa de Frango com Sálvia e Limão Siciliano é do tipo lÃquida, também chamada de “vinha d’alhos, Brine (no inglês).
Cara Gabriela,
Desculpas por não ter respondido antes. Só agora acessei seu pedido. Espero que tenha conseguido. Abraços!
Caro Jumar
Estou me inspirando em seus pot para fazer em minha casa uma trezena de santo antônio, mas infelizmente as orações do dia 12 estão dando erro. Poderia me fazer a gentileza de me enviar?
Acho muito primoroso seu blog.
um abraço
Gabriela