Um legítimo descendente da comunidade japonesa, com alma, cabeça e pé nas raízes do Brasil. Boro é assim e muito mais. Afetivo na cozinha, com um infinito cardápio que vai da comida baiana, passa pela mineira, passeia nos pequis de Goiás, vai à Espanha, viaja na cozinha Árabe, aventura-se pelas iguarias portuguesas e chega a São Paulo, na simplicidade da comida paulista de casa, da sua casa japonesa materna.
Toda esta diversidade culinária é niponicamente elaborada – sem receitas – na sua simplista cozinha. Boro é cozinheiro de olho, de mão, de coração. Tenho grandes memórias culinárias dos almoços e jantares deste amigo querido, que tem a sabedoria japonesa e a liberdade de misturar e subverter suas receitas, tomando-as únicas e autorais.
Foi difícil, mas colei no fogão do cozinheiro “quase” japonês e resgatei a receita do Carê, uma das suas especialidades que apresentamos a seguir.
O Carê do Borozinho
1 – INGREDINTES
- 250 g de carne (alcatra) em cubos pequenos
- 300 g de ervilha fresca
- 2 batatas grandes em cubos
- 2 cenouras grandes em cubos
- 10 vagens em pedaços
- 1 cebola grande picada
- 1 cebola em pedaços
- 1 dente de alho socado
- 1 tablete de caldo de carne (costeleta)
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo (cheia)
- 4 colheres de chá de curry*
- Sal a gosto
- Ajinomoto a gosto**
- Azeite de oliva extra virgem
2 – MODO DE PREPARO
- Em uma panela, refogue a cebola picada e o alho socado em um pouco de azeite de oliva;
- Adicione a carne até dourar por fora, mexendo sempre;
- Acrescente a batata, a cenoura, a vagem, a ervilha, a cebola em pedaços, o caldo de carne e água até cobrir totalmente os ingredientes na panela;
- Tempere com sal a gosto e uma pitada de Ajinomoto;
- Enquanto este “ensopado” ferve em fogo médio/alto, misture a farinha de trigo com o curry e água suficiente para fazer uma mistura cremosa e sem grumos;
- Adicione este creme ao ensopado e misture bem. Certifique-se de que a cenoura e a batata estão cozidas antes de adicionar o creme de curry;
- Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca 5 minutos;
- Sirva com arroz branco japonês (Gohan***).
*Originalmente o caril ou curry é um ingrediente parte da culinária indiana e que foi inserido como parte integrante da culinária japonesa. É uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de vários paises especialemente Índia e Tailândia. Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela, porém existem curry que chegam a levar setenta plantas diferentes.
**Ajinomoto Co., Inc. (em japonês: ???????, Ajinomoto Kabushiki-gaisha) é uma empresa japonesa que produz alimentos, óleos de cozinha e remédios. A tradução literal de Aji no Moto é “essência do sabor”, nome utilizado também como a marca do produto principal da empresa: o glutamato monossódico (MSG). O Ajinomoto é largamente utilizado na culinária japonesa.
***Gohan é o que há de mais essencial na culinária japonesa. Base da alimentação diária do país, os japoneses costumam dizer que “sem arroz não dá para viver” (http://www.culturajaponesa.com.br).