Este é meu tema preferido, mas apesar de já ter alguns cadernos fotografados, e outros prometidos, só consegui divulgar apenas um. Vou retomar o tema aproveitando o dia das mães, hoje 13 de maio, e os 80 anos da Dona Terezinha, em outubro.
A cozinha da casa é um ambiente disponível para receber qualquer influencia externa culinária que possa mudar ou incrementar o cardápio diário. Estamos sempre abertos a ouvir, copiar ou imitar uma nova receita, que ao longo dos preparos vai assumindo um DNA próprio da nossa casa, tornando-se a nossa receita pessoal e familiar. Os cadernos de receitas são guardiões destas memórias de cozinhas, registrando a história oral da nossa culinária materna, preservando a nossa identidade familiar, hábitos e costumes do nosso cotidiano.
O caderno de receitas da Dona Terezinha poderia ser uma agenda de receitas. Foi e continua sendo escrito em uma agenda brinde da concessionária Wolksvagem Itave, de Itabuna, desde 1981. De todos os cadernos que já tive acesso é o mais diferente. Letra clássica, detalhes dos ingredientes e modos de preparos, receitas variadas, fotos de família, recortes de receitas extraídas de livrinhos e rótulos de embalagens e uma religiosidade presente nos nomes das receitas, onde seus Santos devotos são homenageados. É um mergulho no mundo culinário, afetivo e familiar desta senhorinha de olhos azuis, gestos delicados, mãe da Albinha, da Tina e da Carla, avó do Vinícius e do Rafa, bisavó da Vitória e do Felipe e mainha de todos nós.

Panex, Dona Benta, Sol, Petybon, Glória, Sadia - Algumas das marcas da Dona Tereza presentes no seu Caderno de Receitas

Rótulo do Leite Condensado Moça – Durante anos a Nestlé usou os rótulos do Leite Moça como veículo de comunicação, divulgando receitas e promoções. Muito difícil, arrisco a dizer impossível, um casa que não tivesse um rótulo grudado em algum lugar, em alguma gaveta, a espera de ser usado. Todos colecionavam os rótulos da Moça. Com as novas latinhas modernas, de cinturinha fina, com impressão e sem rótulos perdemos um dos maiores ícones da culinária brasileira. Ficou a memória!
O caderno/ agenda da Dona Tereza é recheado de muitas memórias. As receitas escritas foram aprendidas através da oralidade familiar dos Diniz nas suas cozinhas – heranças das avós, mães, tias, vizinhas – ou através do olhar apurado sob o preparo alheio, onde o aprendizado é naturalmente absorvido através da repetição, do número de vezes que presenciamos alguém fazer algo que gostamos.

Mais um aniversário na casa dos Diniz – O olhar azul de quem tem autoridade culinária, autoridade na cozinha – Atenção para a simetria perfeita do bolo sobre a toalha de festa – de crochê – feita à mão pela Dona Terezinha
Doce de Santo Antônio, Maionese, Careca de Arcebispo, Rocambole de Batata Doce, Curau, Vatapá, Carurú, Coquetel de Cálcio, Docinho de São João, Bom Bolo, Biscoitinho de Goma, Salgadinho de Queijo, Amendoim de São Pedro, Mãe Brigadeiro…, são algumas das receitas da Dona Terezinha registradas no seu afetivo caderno. Ao longo do ano, homenageando os 80 anos desta cozinheira com cerca de 65 anos de cozinha, iremos apresentar algumas receitas do seu caderno/ agenda, iniciando hoje com a Mãe Brigadeiro.
Dizem que o dia das mães não é dia de mãe na cozinha. É um dia dos filhos, netos e sobrinhos cozinharem para suas mães, avós e tias ou correrem para restaurantes lotados para o almoço do domingo. Dizem…! O fato é que hoje é o dia das mães, dia da Dona Tereza e de todas as “Donas”. Donas de cozinhas, donas da nossa existência, donas dos afetos que nos conduzem pela vida.
Para Dona Terezinha, nossa “mainha”!
Ainda não tenho essa receita, mas estou em busca. Abraços!!!
Gostei muito das receitas que consegui ler, são muito práticas e a minha mãe falava sobre algumas delas.
Queria conhecer a receita de bolo de puba.
Amei.
Preciso da receita de bolo de puba.