O Pão Doce de Natal sempre foi o “patinho feio” da nossa mesa de Natal, e era função do meu pai a compra do pão natalino na padaria. Estava sempre presente e sobrava inteirinho para ser devorado com queijo Palmyra no café da manhã do dia 25. Acho que era a “missão do pão”, além de enfeitar e compor a mesa, só ser comido no dia seguinte. O Pão Doce de Natal tinha formato de rosca, era decorado com frutas, açúcar e um creme de baunilha amarelinho. Não lembro quando este pão foi substituído pelos atuais Panetones na nossa mesa, mas sinto saudades do aroma, da cor e do sabor, e especialmente do ritual da chegada deste pão à nossa casa na véspera do Natal. Em certos Natais havia congestionamento de Pão Doce, pois, sempre alguém trazia mais um de presente para nossa ceia.
Como nosso pão era de padaria, pesquisamos receitas na internet. Mais uma vez, optamos pela receita do Mais Você (Ana Maria Braga – Rede Globo).
Pão Doce de Natal
1 – INGREDIENTES
- 6 tabletes de fermento
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 xicara de chá de farinha de trigo
- 1 xicara de chá de água morna
- 4 ovos
- 12 colheres de açúcar
- 3 colheres, bem cheias de margarina
- 1 colher, bem cheia de manteiga
- ½ litro de leite morno
- 1 colher de café de sal
- 1 kg de farinha de trigo
2 – MODO DE PREPARO
- Dissolva o fermento em uma colher de chá de açúcar, junte a água morna, em seguida misture a farinha. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume.
- Em separado, bata muito bem os ovos com o açúcar, a margarina (derretida e morna), a manteiga, o leite e o sal.
- Junte ao fermento já crescido e misture a farinha de trigo aos poucos sovando muito bem até abrir bolhas. A massa tem que grudar de leve nas mãos e não pode ficar pesada.
- Unte uma forma com manteiga e polvilhada com farinha.
- Corte a massa em pedaços iguais e forme tranças, deixando crescer até dobrar de volume.
- Pincele com uma gema de ovo e polvilhe com açúcar (pode ser de confeiteiro, refinado ou cristal).
- Asse em forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.