Arrumando gavetas encontrei uma receita escrita em um pedacinho de papel com letra de antigamente. Uma letra clara, clássica, provavelmente de alguém que fez uso dos famosos livros de caligrafia. Não lembro quem me deu, mas tinha outra curiosidade na receita do Rocambole de Arroz que me chamou muito atenção: ela foi datada em 20 de maio de 2009, quase 7 anos. Adoro datas! É muito bom saber quando algo foi escrito, quando recebemos alguma coisa, quando… quando…
Deixei a arrumação das gavetas para outro dia e fui direto à cozinha para fazer o rocambole. Como sempre não resisti a tentação de mudar alguma coisa, então, substituir o óleo por manteiga e adicionei um ovo. O Resultado final é muito bom. Para mim não é um rocambole, é um bolo cremoso. Casquinha crocante, base firme, laterais crocantes e um miolo cremoso e muito macio. O sabor é bem suave e leve. Achei ideal para lanches ou para acompanhar frangos e carnes em refeições.
1 – INGREDIENTES
- 2 xÃcaras de arroz cozido
- 2 xÃcaras de leite de vaca
- 1 xÃcara de farinha de trigo
- 1/2 xÃcara de manteiga derretida
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Sal a gosto
2 – MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno a 180 oC;
- Unte e enfarinhe uma assadeira (+/- 28 x 20 cm);
- Cozinhe o arroz;
- Coloco todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento em pó, e bata bem até formar uma massa lisa e homogênea;
- Adicione o fermento em pó e bata levemente;
- Transfira a massa para uma assadeira untada e enfarinhada;
- Asse em forno a 180 oC por cerca de 90 min, ou ate formar uma casca dourada na superfÃcie do bolo.
3 – DICAS
- O bolo deve ficar com um miolo cremoso e compacto;
- Controle o tempo de forno de cerca 90 minutos.