Santo António de Lisboa (ou de Pádua) é um dos santos mais populares de Portugal. O santo nasceu em Lisboa nos finais do século XII e o seu nome de batismo era Fernando de Bulhões, jovem religioso piedoso, que ingressou em 1210 na ordem de Santo Agostinho e mais tarde tornou-se frade franciscano.
Estando um dia no convento lisboeta de São Vicente, o jovem António condoeu-se dos pobres da cidade. Levado pela piedade, tirou os pães das cozinhas do seu convento e distribui-os pelos esfomeados que todos os dias esmolavam pelas ruas.
O farde despenseiro, porém, depressa deu pela cozinha vazia de pão. E como a fama caritativa de António já era conhecida, o frade interpelou-o, pedindo-lhe contas pelos pães que ele supostamente retirara.
“Ide ver melhor a vossa despensa, irmão.”, respondeu-lhe Santo António, tranquilo. “Vereis que os pães estão no seu lugar.”
Desconfiado e cético, o frade despenseiro assim fez. Mas qual não foi o seu espanto quando constatou que os pães estavam, de fato, na despensa do convento. Nascia assim o milagre dos pães de Santo António, nascendo também a lenda de Santo António, um dos mais afamados santos da igreja e um dos mais milagreiros, dizem as lendas.
Referência – Museu de Pão / Seia – Portugal