11 de junho de 2020
POR UM PLANETA COM SAÚDE, SEM FOME E SOLIDÁRIO!
Ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo fazei que pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e sempre gozemos de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
A Santo Antônio
Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcanceis de Deus o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na Trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro a vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e amizade de Deus, que dele nunca me afaste, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.
Oração do 11º Dia
Ó glorioso Santo Antônio. Visto que Deus vos concedeu o poder especial de fazer encontrar os objetos perdidos que nos ajudeis na procura das cousas (coisas) que havemos pedido. Fazei-nos encontrar primeiro que tudo a graça santificante, se tivemos a desgraça de perder, restaurai-nos o antigo fervor no serviço de Deus e na prática das virtudes cristãs; alcançai-nos, enfim, o que sobretudo nos falta; uma fé ativa, uma perfeita docilidade às inspirações da graça, o desgosto dos vãos prazeres do mundo e um desejo ardente das inefáveis alegrias da eterna bem-aventurança. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
BOLO DE TAPIOCA DA COMADRE ANA
Hoje temos bolo de comadre no 11º dia da Trezena de Santo Antônio. Ana e Paulinho são compadres da minha amiga de sempre Ed, de Salvador, Bahia. Ana e Paulinho são da cozinha e cozinham muito. São dos doces e salgados, dos bolos, das feijoadas e das comidas caseiras que alimentam corpo e alma. Na Bahia existem muitas receitas de bolo de tapioca, e a comadre Ana tem a sua, que provavelmente foi da mãe dela, ou da avó, e que vem de mão em mão, de olho em olho, de geração em geração adquirindo personalidade própria de quem fez ou está fazendo. Não tenho dúvida que esse bolo é uma delícia, mas tenham cuidado para usar a tapioca certa. Conforme Ana colocou na receita, não é a tapioca goma que usamos para fazer as tradicionais e populares tapiocas conhecidas em todo Brasil. A tapioca para esse tipo de bolo é granuladinha, bem sequinha e vendida, geralmente, em feira livres de qualquer cidade baiana ou do Nordeste.
INGREDIENTES
BOLO
- 2 xícaras de tapioca fina (não é a goma que faz tapioca)
- ½ xícara de farinha de trigo (ou de arroz)
- ½ xícara de Maisena
- 1 colher sopa de fermento em pó
- 1 colher chá canela em pó
- 100 a 150 gramas de coco ralado
- 300 ml de leite de vaca
- 200 ml de leite de coco (1 garrafinha)
- 6 ovos
- 4 colheres de sopa manteiga
- 1 ½ xícaras de açúcar
- 1 colher chá de extrato de baunilha (opcional)
COBERTURA (opcional)
- 1 lata leite condensado
- ½ caixinha de creme de leite
- 1 colher de chá de manteiga
- 1 colher de chá de canela em pó (pode colocar mais, se desejar com sabor mais acentuado de canela)
MODO DE PREPARO
- Preaquecer o forno a 210 oC;
- Para a receita acima foram usadas uma forma média e três pequenas, untadas e enfarinhadas;
- Coloque a tapioca em um recipiente para hidratar com o leite de vaca uma hora antes, misturando bem;
- Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro (na batedeira);
- Separe as claras das gemas e reserve;
- Misture as gemas ao creme da manteiga com açúcar, uma de cada vez, e bata até ficar um creme (se desejar, passe as gemas na peneira);
- Misture a tapioca hidratada, aos poucos e continue batendo (velocidade máxima) para incorporar bem, tornando uma mistura homogênea, desfazendo as “pelotas” maiores;
- Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e a Maizena, alternando com o leite de coco;
- Desligue a batedeira e transfira a massa para um recipiente;
- Lave rapidamente a cuba da batedeira e bata as claras em neve;
- Coloque a canela, a baunilha e o fermento na massa, usando apenas uma colher de pau para misturar;
- Incorpore as claras; misture delicadamente de baixo para cima e por último acrescente o fermento em pó, misturando delicadamente;
- Despeje nas formas;
- Asse por cerca de 35 minutos ou até dourar. Lembre de usar o palito bem próximo ao buraco da fôrma – depois de espetado, ele deverá sair limpinho.
Faça a cobertura cozinhando o leite condensado com a manteiga e a canela, dando ponto de brigadeiro mais mole. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Despeje no bolo após desenformado e decore a gosto com ameixa e/ou coco ralado. Rende bastante.
MUITO CUIDADO COM TODAS AS VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS QUE ENTRAM NA SUA CASA. FAZER A HIGIENE ADEQUADA. ATENÇÃO PARA A PROTEÇÃO PESSOAL. CONSULTEM FONTES CONFIÁVEIS NA INTERNET DE COMO PROCEDER.
FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!
#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar