Apresentamos a seguir 3 comentários deixados no nosso Facebook, de locais diferentes do Brasil, mas com a mesma dose de memória afetiva.
Cleiva Donadel Issa (Porto Alegre – RS)
- “É interessante como nesta época cada família se volta ao passado e repete o que fazia com nossas mães. Nós sempre comíamos o bacalhau de forno e meu pai, lembro bem, ele só gostava do bacalhau com refogadinho de molho de tomate para comer com polenta, como bom italiano não dispensava a polenta nem nesta data. A gente lembra e dá uma saudade dolorida até de vermos como o tempo passou rápido e ele se foi há tanto tempo, que saudades…, rirmos, brincar e fazer os coelhinhos e suas patinhas entrando pela janela marcadas com farinha de trigo. Lembranças gostosas e que gostaríamos que todos as tivessem com o mesmo valor que quando éramos crianças se vivia. Tudo era festa, tudo alegria… até as coisas mais simples eram festejadas com muita alegria e muita festa…”
Jucimar Pedreira (Feira de Santana – BA)
- “É tradição também congelar porções para pessoas distantes… rsrsrsrs quero a minha!”
Renata Rodrigues (Sorocaba – SP)
- “Estive na minha mãe hoje. É incrível a tradição gastronômica dela para a 6ª feira da Paixão: lascas de bacalhau encobertas de massa tipo panqueca, bolinhos de bacalhau com a receita do bolinho de arroz, torta de legumes para quem não come peixe e salmão com molho de camarão pra quem não come bacalhau kkk. Parecemos crianças que amam rever o mesmo filme zilhões de vezes!”