Um dia, não lembro quando, abri meu outlook e fui surpreendido com um e-mail da Marilu (a irmã gêmea da Marili, amigas queridas da mais pura descendência italiana), onde apresentava um power point com passo-a-passo de uma receita da sua família – Polenta Pasticciata das Famílias Franco e Benedetti.
Receitas de família, em geral, são provenientes de aprendizado oral, passadas de geração a geração. Incrível a postura da Lu em dividir com seus amigos este prato familiar, em formato de apresentação, com detalhes da receita, passo-a-passo e fotos da farra familiar durante o preparo.
A Polenta Pasticcinata é recheada com generosas camadas de molho de carnes bovina e suína e coberta com queijo ralado.
As 7 telas abaixo falam mais do que qualquer texto, onde o registro eterniza e compartilha esta afetiva receita das famílias Franco e Benedetti.
Polenta
O milho chegou à Europa na última década do século XV, levado pelos galeões das expedições de Cristóvão Colombo, causando impacto, sobretudo, na dieta do norte da Itália, onde a polenta se tornou prato importante. A polenta é uma versão moderna do pulmentum, que constituía, na Antiguidade, alimento básico dos que não tinham acesso a uma dieta mais rica, feita ao longo dos tempos com diferentes cereais e, às vezes, com farinha de grão-de-bico (Ariovaldo Franco – De Caçador a Gourmet – Editira SENAC – São Paulo).