Já era hora de trazer a Dona Naná para nossa Cozinha Afetiva. Dona Nazilda Costa, comandante da alegria, das festas e da cozinha da famÃlia Costa, famÃlia que já incorporei, sei lá desde quando.
Dona Naná, dona deste post, dona de casa, dona de um dom culinário que transforma simples e cotidianos ingredientes em comidas recheadas de sabores, cores, afeto e muita alegria. Alegria que ela carrega em tudo que faz, alegria que é o seu melhor tempero, seu tempero de vida, seu sal, seu açúcar, seu dom.
Assim é a Rabanada servida no réveillon dos Costa, o qual tive o prazer de fazer parte lá na nublada Vitória. Na mesa da festa um cardápio feito por várias mãos e alguns olhares (da Denise, por exemplo, nossa mantedora das caipiroscas – função também fundamental), com pratos especialmente feitos para entrar o ano novo com o pé direito e o estômago feliz; lentilha, frigideira de bacalhau, peixe ao forno, farofa de banana, salada de siri com manga (da Margot, que irei apresentar em breve), e claro a Rabanada da Naná, que logicamente não sobrou, não foi suficiente, pois comerÃamos mais, muito mais.
A querida Dona Naná é muito prática e rápida na cozinha. Nada de muito trabalho, de muitas horas ao pé do fogão, pois ela tem outras atividades a se dedicar. Sua ginástica, seus passeios ao shopping Paulista, as idas ao supermercado, Sr Antônio, Serra Negra, Vitória, o cabelereiro, as novelas, o neto, os filhos, os amigos dos filhos, ávidos por um convite para um almoço de domingo, o qual me incluo, e por razões de manutenção do meu nome na lista dos convidados, jamais irei revelar sua idade, até porque idade não representa nada para quem carrega o dom da transformação culinária com temperos de afeto e alegria.
Rabanada da Naná
1 – INGREDIENTES
- Pão de sal dormido
- Ovos
- Leite de vaca
- Açúcar
- Canela em pó
- Óleo
2 – MODO DE PREPARO
- Deixar o pão dormir por 3 a 4 dias;
- Cortar o pão em rodelas (foto 1);
- Misturas bem o leite de vaca com 2 ovos (foto 2);
- Mergulhar as rodelas de pão rapidamente na mistura leite/ovos;
- Fritas as rodelas umedecidas em óleo quente (foto 3);
- Depositar as rodelas fritas, rabanadas, em papel toalha para retirar o excesso do óleo (fotos 4 e 5);
- Polvilhar com açúcar e canela em pó (foto 6).