Mauricio Rampazzo é Bioquímico por profissão e paixão, amigo do coração, de descendência italiana e com raízes no nordeste (nada haver com biótipo, a raiz aqui é em função da fartura que este paulista, e Dona Iris – sua mãe, levam a mesa…, no nordeste fartura e diversidade são sinônimos de receber bem, de dizer que estamos felizes em ter amigos e parentes compartilhando da nossa comida, da nossa mesa). Ele sempre surpreende nos rateios das festas e reuniões, onde cada um deve levar seu pratinho e sua bebida. Seja na preparação das caipirinhas de frutas (as melhores que já degustei) ou na quantidade e variedade das comidas. Quem seria capaz de comprar quase quatrocentos reais de frutas no CEAGESP para um almoço de amigo secreto? Mauricio, com certeza. A especialidade, porém, fica por conta da comida idealizada por ele: Macarrão Caseiro, Capeletti in Brodo, Torresmo, Entradinhas Variadas, Alcachofras… “Maumau” é mais da direção culinária, da criação, da composição. Ele idealiza e Dona Iris cozinha. As receitas das comidas da afetiva família Rampazzo irão fazer parte deste Blog em breve. Hoje iremos falar, apenas, do petisco Lichia com Queijo Brie e Geléia de Pimenta… fantástico, rápido e delicioso. Vejam as fotos abaixo. Não temos receita. É só passar a Geléia de Pimenta no interior da Lichia e enfiar em um palito com um pedaço generoso de Queijo Brie. Deixar na geladeira até a hora de servir. A criatividade final do Rampazzo fica por conta dos palitos de Lichia mais Brie espetados na Abóbora Jerimum.
LICHIA – Fruta tropical que é encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Africa do Sul e México. É uma fruta de gosto doce, em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha, sendo fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor, lembrando ao de uva Itália e não é aderente ao caroço. Ideal para consumo ao natural, sucos e compostas. A lichia contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio. O primeiro local de cultivo desse fruto no Brasil foi no estado de São Paulo.
QUEIJO BRIE – Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta florida, originados da região de Brie, na França. São fabricados com leite de vaca. A sua crosta é branca e macia, formada pelo fungo Penicillium candida. De sabor delicado, considera-se em boas condições se estiver mole, mas sem escorrer. O seu sabor e textura se modificam de acordo com a sua maturação: os sabores mais suaves e as texturas mais macias são encontrados em peças com até trinta dias de maturação; para um sabor mais apurados e uma textura cremosa, são indicadas peças com mais de trinta dias. Para melhor ser desgutado, o brie deve ser retirado da refrigeração 30 minutos antes de ser servido. O queijo camembert é um derivado do brie.