MERCADO 20 DE MAIO
Encontra-se de tudo. Tudo mesmo! Tem flores, carnes, roupas, artesanato local, frutas, verduras, legumes, artigos para festas, pães, insetos, artigos religiosos, etc., etc., etc., além de uma área muito grande para comida. Acredito que a maior área dedicada à comida, em um mercado, que encontrei no México até agora. Tem um corredor, que chamei do corredor do fogo e fumaça, onde vários boxes assam todo de tipo de carne e legumes na brasa, ao mesmo tempo. O calor é infernal, mas as mesas dos comedores estão ao lado dos boxes, e o calor e a fumaça parece não os incomodar no imenso prazer de comer aquela comida fumegante saÃda na hora das brasas. Mais para dentro do mercado têm vários boxes maiores, tipo restaurante, que servem comidas tÃpicas de Oaxaca e do México. Esse mercado é um local impressionante, sendo obrigatório visitá-lo.
MERCADO BENEDITO JUAREZ
Vizinho e com a mesma pegada do Mercado 20 de maio, porém com pouca área de comida, mas com muito mais artesanato local. É uma ótima opção fazer comprinhas aqui. Encontramos muitas coisas lindas do artesanato de Oaxaca. Também visita obrigatória. Ao redor dos dois mercados rola uma feirinha livre que também vende de tudo. Tem muito artesanato com preços ótimos. Verifiquem os dias da semana, pois não rola todos os dias.
MERCADO DE ABASTOS
Fica um pouco afastado do centro. Imagine o CEAGESP em São Paulo, isso mesmo. É enorme. Tudo que tinha no Mercado 20 de maio e no Bendito Juarez, aqui encontramos em grandes proporções, mas, é uma “muvuca” generalizada. Tão grande, corredores apertados, que fiquei perdido andando de um lado para o outro, me perdi e me achei várias vezes. O impressionante do Mercado de Abastos são os boxes de comidas com suas mesas forradas com plásticos e toalhas coloridas e muitas, muitas, flores. Para quem tem tempo é uma experiência superinteressante.