5º Dia – 05 de junho de 2020
POR UM PLANETA COM SAÚDE, SEM FOME E SOLIDÁRIO!
Ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo fazei que pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e sempre gozemos de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
A Santo Antônio
Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcanceis de Deus o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na Trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro a vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e amizade de Deus, que dele nunca me afaste, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.
Oração do Dia
Santo Antônio: chegando a vossa hora, seguistes o preceito de Cristo, e fostes anunciar o Evangelho a toda a criatura. A muitos convertestes com a vossa pregação inspirada. Fazei que de Vós eu aprenda a colaborar com a Igreja, dedicando-me ao apostolado.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
BOLO DE MAÇÃ DO MARCOS
O bolo da 5ª noite da Trezena de Santo Antônio vem de Vitória, Espírito Santo. É do Marquinhos, paulista capixaba, amigo querido e que tinha uma cozinha sem fogão quando morava em São Paulo. O tempo passou, e agora o Marcos tem uma cozinha completa, inclusive com fogão, onde cozinha de tudo. Mais um que falava que não era da cozinha. E se fosse? A conclusão é muito simples. Quem entra em uma cozinha e arrisca-se a fazer um bolo, um pão, um feijão, um arroz, um bifão ou qualquer outra coisa, jamais sairá o mesmo, pois o fogo da alquimia culinária nos transforma em seres apaixonados por receitas, sejam nossas ou emprestadas, talvez afetuosamente roubadas (?), de outros seres apaixonados pela cozinha.
INGREDIENTES
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de leite de vaca
- 2 ovos
- 3 colheres de sopa de maisena (pode ser farinha de trigo, caso não tenha a maisena)
- 1/2 de xícara de óleo
- 2 maças
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres de chá de fermento em pó químico
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
- Preaquecer o forno a 180 oC;
- Untar e enfarinhar uma forma com furo (21 cm de diâmetro por 8 cm de altura);
- Descascar as maçãs, cortar em cubos e reservar as cascas e as maçãs em cubos;
- Bater bem no liquidificador o leite, os ovos, o óleo e as cascas das maçãs; transferir para um recipiente;
- Adicionar a farinha de trigo, a maisena, o açúcar, a canela em pó e o sal; misturar bem até formar uma massa lisa e homogênea;
- Acrescentar o fermento em pó e as maçãs em cubos; misturar delicadamente;
- Transferir a mistura para forma untada;
- Assar por cerca de 45 minutos ou até dourar. O forno poderá ser aberto após 30 minutos para verificar o cozimento. Lembre de usar o palito bem no centro da forma – depois de espetado, ele deverá sair limpinho.
MUITO CUIDADO COM TODAS AS VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS QUE ENTRAM NA SUA CASA. FAZER A HIGIENE ADEQUADA. ATENÇÃO PARA A PROTEÇÃO PESSOAL. CONSULTEM FONTES CONFIÁVEIS NA INTERNET DE COMO PROCEDER.
FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!
#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar