12 de junho de 2020
POR UM PLANETA COM SAÚDE, SEM FOME E SOLIDÁRIO!
Ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo fazei que pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e sempre gozemos de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
A Santo Antônio
Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcanceis de Deus o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na Trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro a vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e amizade de Deus, que dele nunca me afaste, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.
Oração do 12º Dia
Ó glorioso Santo Antônio, cuja língua bendita ensinou aos homens a louvarem a Deus, tende piedade de mim. Lembrai-vos, meu Santo protetor, que não foi só em vosso favor que Deus vos investiu de tanta glória e poder, foi também em meu benefício e para me animar a recorrer a vós em todas as necessidades da alma; defendei-me nas tentações, ajudai-me nos combates, e quando soar a hora da minha morte, permanecei junto de mim para me introduzir na eterna bem-aventurança, onde me será dado contempla-vos e agradecer-vos no seio de Deu, junto à Santíssima Virgem, em companhia dos Anjos e dos Santos. Concedei-me, enfim, a graça que vos peço nesta trezena, mas concedei-me sobretudo uma completa conformidade com a Santíssima vontade de Deus. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
BOLO DE MILHO COM ATUM DO JUCIMAR
A cozinha do meu irmão Jucimar tem aromas e sabores da cozinha da nossa mãe. Ele mora em Feira de Santana, Bahia, em um sítio com arvores e bichos, cenário perfeito para comidas caseiras e carregadas de memórias da nossa antiga casa materna. Jucimar herdou habilidades culinárias da família e vive reproduzindo antigas receitas e criando novas a partir das antigas. Some-se a tudo isso a presença de Nádia, que aprendeu a cozinhar com nossa mãe e que até hoje circula pela cozinha da casa feirense. É muito bom visitá-lo, rever a família e recarregar as memórias culinárias com a simplicidade da comida da sua cozinha. O bolo de milho com atum, do 12º dia da Trezena de Santo Antônio, é uma receita criada a partir de ingredientes do passado afetivo da antiga cozinha da Dona Maria, nossa mãe.
INGREDIENTES
BOLO
- 4 ovos inteiros
- ½ xícara de óleo
- ½ xícara de leite
- 1 lata de milho sem água
- 1 lata de fubá de milho (medido na lata do milho)
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico
- Sal e pimenta do reino a gosto
RECHEIO
- 2 ovos cozido em cubos
- 1 xícara de temperos: tomate, cebola, coentro e pimentão bem picadinhos
- 50 g de passas sem caroço
- 50 g de azeitona sem caroço
- 1 lata de atum ralado ao óleo
- 01 pacote de queijo ralado (100 g)
MODO DE PREPARO
- Preaquecer o forno a 180 oC;
- Untar com manteiga e enfarinhar uma forma com furo (cerca de 20 cm de diâmetro);
- No liquidificador bata todos os ingredientes do bolo juntos menos o fermento;
- Despeje a massa em uma vasilha; acrescente o fermento; misture delicadamente;
- Junte o queijo ralado e os temperos e misture bem;
- Acrescente o atum ralado; ajuste o sal, se necessário e por último junte os ovos cozido; mistures delicadamente;
- Despeje na forma;
- Asse por cerca de 35 minutos ou até dourar. Lembre de usar o palito bem próximo ao buraco da fôrma – depois de espetado, ele deverá sair limpinho.
DICA – Se preferir trocar o atum por frango ou linguiça calabresa a gosto.
MUITO CUIDADO COM TODAS AS VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS QUE ENTRAM NA SUA CASA. FAZER A HIGIENE ADEQUADA. ATENÇÃO PARA A PROTEÇÃO PESSOAL. CONSULTEM FONTES CONFIÁVEIS NA INTERNET DE COMO PROCEDER.
FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!
#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar