Doce de leite na minha casa de infância era feito quando o leite “cortava”. “Leite cortado” (ou talhado ou coalhado) é o leite fresco, ordenhado pela manhã, bem cedinho, e que foi trazido para cidade. Por algum motivo, muito tempo exposto a temperatura ambiente, por exemplo, o leite talhou, não servindo para o consumo tradicional. A solução para não perder aqueles litros de leite era fazer doce. Como o leite industrializado atual é bem processado e acondicionado em embalagem longa vida, muito dificilmente irá talhar. A solução é forçar o processo adicionando limão ou vinagre. Prefiro fazer usando iogurte natural, que não chega a talhar, mas confere um sabor diferente, azedinho, meio ácido, ao doce.
INGREDIENTES
- 1 litro de leite de vaca
- 1 copo de iogurte natural (170 g)
- 3 colheres de sopa de leite em pó
- 1 ½ xícaras de açúcar (usei o mascavo, mas pode ser o cristal, de coco, etc.)
MODO DE PREPARO
- Ferver o leite; deixar esfriar um pouco;
- Bater no liquidificar, rapidamente, o leite de vaca fervido e morno, o leite em pó e o iogurte;
- Transferir para um recipiente, tampar e deixar descansando por cerca de 10 horas;
- Em uma panela funda, colocar o leite fermentado e o açúcar;
- Cozinhar, em fogo baixo, até chegar ao ponto de doce (ver foto). Prefiro mais pastoso. A cor mais escura é devido ao açúcar mascavo.
MUITO CUIDADO COM TODAS AS VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS QUE ENTRAM NA SUA CASA. FAZER A HIGIENE ADEQUADA. ATENÇÃO PARA A PROTEÇÃO PESSOAL. CONSULTEM FONTES CONFIÁVEIS NA INTERNET DE COMO PROCEDER.
FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!
#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar