O Chuchu é da mesma família de plantas que reúne cerca de 750 espécies entre as quais várias domesticadas e de grande importância, tais como abóbora, melão, melancia, bucha, cabaça (cuia), abobrinha, pepino, etc. Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivado na horta caseira, é considerado um fruto, tal como o tomate, devido ao fato de suas sementes estarem dentro. É fonte de potássio e vitaminas A e C. Nosso popular chuchu tem família, é importante e rico em nutrientes. Mesmo assim com várias qualidades, acredito que é a hortaliça mais “patinho feio” da cozinha (juntamente com o jiló), não compreendido, ridicularizado, sinônimo de comida insossa e sem gosto. Neste cenário “chuchunesco”, a Cozinha Afetiva levanta uma bandeira na defesa do chuchu, proclamando, primeiramente, que deixemos de associar esta maravilhosa hortaliça com coisas, comidas, fatos e até pessoas com tendências insossas e desinteressantes.
Chuchu sempre fez parte da cozinha afetiva da minha mãe, seja nas saladas, nos picadinhos, nas frigideiras ou nas invenções culinárias criadas por ela, como a simples omelete de chuchu com chuchu, o destaque deste post. Ainda é importante lembrar que os compositores Luis Peixoto e Vicente Paiva na brasileira canção “Disseram que eu voltei americanizada”, eternizada por Carmen Miranda, utilizou o chuchu como ingrediente – “Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu”.
Adoro chuchu. É suculento, refrescante, incorpora molhos e sabores diferentes, mantendo suas características. Fica especial com um bom azeite de oliva extra virgem e perfeito nos ensopadinhos. Na forma omelete adquire uma personalidade forte, podendo assumir o papel de protagonista do almoço ou do jantar. O site http://www.moo.pt/receitas/tag/chuchu/ apresenta algumas diferentes receitas com chuchu (suflê, recheado com atum, bolo, doce, bolinho, etc). Vale uma visita e viva o chuchu!
Omelete de Chuchu
1 – INGREDIENTES
- Chuchus grandes e maduros
- Ovos
- Farinha de trigo
- Sal a gosto
2 – MODO DE PREPARO
- Descasque o chuchu, retire a semente e corte em rodelas de aproximadamente 1 cm;
- Cozinhe as rodelas em água com sal (cuidado para não ficar muito mole);
- Escorra a água e reserve;
- Bata as claras em neve, acrescente as gemas, sal a gosto e um pouco de farinha de trigo;
- Faça as omeletes da forma tradicional;
- Sirva ainda quente com os acompanhamentos da sua preferência (feijão, arroz, macarrão, farofa, saladas, algum tipo de carne ou frango, etc).