3º DIA (03/06)
Ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações de vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo fazei que pelo mesmo Espírito saibamos o que é reto, e sempre gozemos de sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
A Santo Antônio
Meu grande protetor Santo Antônio: apresento-me a vós, pedindo-vos me alcanceis de Deus o perdão dos pecados, o espírito de conversão, o crescimento no amor de Deus, e a perseverança no bem até o fim de minha vida. O que especialmente vos peço, é a seguinte graça: (diz-se o que se pede na Trezena). Se esta graça não for conveniente para minha salvação, alcançai-me a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Santo Antônio, nestes dias que consagro a vossa honra, como em todos os dias de minha vida, fazei que eu conserve a graça e amizade de Deus, que dele nunca me afaste, e que enfim tenha a felicidade de amá-lo e gozá-lo para sempre em vossa companhia, na felicidade eterna do céu. Amém.
Oração do Dia
Santo Antônio, amigo de Deus e dos homens: o amor de Cristo e à sua Igreja vos impeliram para terras de África, onde queríeis apregoar o Evangelho entre os infiéis, para receber a palma do martírio. Dai-me a coragem de testemunhar os ensinamentos de Cristo, por minha palavra e pela vida, para que eu seja digno de compartilhar de vossa companhia no céu.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.
A RECEITA DA PÓS-ORAÇÃO
Cavaco
As merendas da tarde na minha casa materna eram variadas e fartas. Lembro como hoje dos mingaus de tapioca, milho e maizena, dos bolos, das vitaminas de banana ou abacate, das bananas cozidas com açúcar e canela, dos sequilhos de nata e do fantástico “cavaco”, uma mistura de farinha de trigo, leite, manteiga e açúcar, frito no óleo e polvilhado com açúcar e canela em pó. Adorava esta merenda da minha mãe, feita na hora e saboreada meio quente. O aroma do “cavaco” fritando no óleo quente e a sua textura crocante são memórias de infância que guardo com muito afeto e que alimentam meus dias de adulto. O “cavaco” é a nossa receita para o 3º dia da Trezena de Santo Antônio.
1 – INGREDIENTES
- 500 g de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite de vaca
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- ½ colher de chá de sal
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela em pó para polvilhar
2 – MODO DE PREPARO
- Em uma vasilha grande coloque a farinha de trigo, fermento, manteiga, sal e o leite;
- Misture bem até formar uma massa homogênea;
- Deixe descansar por 20 minutos;
- Abra a massa com um rolo e corte no formato desejado;
- Fritar em uma frigideira com óleo bem quente até dourar;
- Depois de frito polvilhe com açúcar e canela em pó.
gostei