“Tenho fé nesta fogueira
Acesa por minha mão,
Que falará a verdade
Em noite de São João”.
Das três festas juninas (Santo Antônio, São João e São Pedro), São João é a festa mais popular e tradicional, especialmente no norte e nordeste do Brasil, onde comemoramos com comidas e bebidas típicas, fogos, fogueiras, quadrilhas e trajes tradicionais, resgatando a simplicidade da moda da roça, da moda do interior. O balão, um dos principais ícones da festa, transformou-se apenas em decoração junina. Soltar balão na noite de São João é um “ato criminoso”… ameaça para nossas cidades, indústrias e o que nos restam de áreas verdes. Meu pai era um baloeiro extraordinário, com habilidades artísticas e técnicas para elaborar grandes e coloridos balões para nossas noites juninas. Que felicidade ter vivido uma infância livre, e não nos sentir criminosos por soltar nossos balões em plena cidade. Outro tempo, tempo feliz, tempo de São João com fogueira, fogos e balões.
“Cai, cai, balão
Cai, cai, balão
Na rua do sabão
Não cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão”.
As comidas das festas juninas são especiais. Não me lembro de época mais saborosa durante o ano. Amendoim cozido, canjica, pamonha, licor de jenipapo, bolo de milho, queijo Palmira e bolo/torta de tapioca são minhas comidas favoritas, que fazem parte das minhas memórias afetivas juninas. Tenho certeza que não seria a mesma pessoa que sou, caso não tivesse na minha criação, na minha formação, os ingredientes juninos da minha casa materna.
E para comemorar nosso São João, aqui de São Paulo, vamos a uma receita muito especial da Dona Terezinha, nossa Mainha Baiana; Torta de Tapioca. É impressionante como algo de comer pode apresentar um sabor, uma textura e um aroma desta natureza… é realmente uma comida de Santo, uma comida de Santo Antonio, São João e São Pedro, uma comida especial da Santa Dona Terezinha, para comer ajoelhado!
Torta de Tapioca da Dona Terezinha
1 – INGREDIENTES
- 3 xícaras de farinha de tapioca
- 2 ½ xícaras de açúcar
- 1 coco ralado grande (150 gramas)
- 1 ½ garrafinha de leite de coco (300 ml)
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara de leite de vaca
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 4 ovos
2 – MODO DE PREPARO
Para Iniciar
- Forre uma forma redonda de fundo removível (28 cm de diâmetro) com papel manteiga;
- Aqueça o forno até 180 oC.
Preparo
- Adicione os ingredientes em uma vasilha, na ordem listada acima. Misture e reserve;
- Em outra vasilha bata as claras em neve, coloque as gemas e adicione aos demais ingredientes. Misture tudo;
- Adicione a massa na forma e asse (180 oC) por cerca de uma hora ou até ficar com a superfície dourada.
Cobertura (opcional)
- 1 lata de leite condensado;
- Cozinhe a lata de leite condensado em uma panela de pressão por 15 minutos, para obter um doce de leite cremoso (Atenção – para cozinhar a lata de leite condensado na panela de pressão é necessário que a lata esteja mergulhada em água);
- Desligue o fogo e deixe esfriar bem;
- Abra a panela (já fria) e retire a lata;
- Coloque a lata na geladeira por cerca de 20 minutos;
- Espalhe o doce de leite cremoso pela Torta de Tapioca e decore com ameixa seca.
Observação
- Se for usar o coco de saquinho (não o fresco) hidrate com uma garrafinha de leite de coco (quantidade inclusa na lista de ingredientes), mais uma xícara de leite de vaca (além da que está na lista de ingredientes).