O querido amigo Edgar Oliva, artista plástico, fotógrafo (baiano), chegou a São Paulo com a sua Grande Arca. Fotografias e Vídeos de uma tradição “quase” esquecida do interior brasileiro, mais especificamente do interior da Bahia. Edgar resgatou os presépios caseiros construídos com simplicidade e afeto.
O mérito do trabalho, além do olhar apurado do artista, das cores herdadas da estética das artes plástica e da sensibilidade poética do trabalho, reside no resgate, no registro, de uma tradição oral e visual, importante para entender a cultura de um povo simples, através da sua fé reproduzida nos presépios natalinos. São instalações sem limite de criação, onde tudo cabe, onde tudo é possível, onde se misturam imagens sagradas com todo tipo de material, compondo um cenário sem qualquer definição estética, mas rica em significados culturais.
Em tempo de natal de leds, neons e flocos de neves caindo sobre o nosso sertão, sobre o nosso cerrado, sobre o nosso litoral, em pleno verão brasileiro, o contato com esta verdadeira representação natalina de raízes nacionais é um deleito para nossa alma.
Mas onde reside a relação da Grande Arca com a Cozinha Afetiva? Em tudo, afirmamos. A partir da essência do ato de cozinhar, através do aprendizado oral, feito com afeto, outras manifestações do cotidiano caseiro – lavar, costurar, arrumar e decorar a casa para festas – se entrelaçam em uma única identidade da nossa cultura doméstica nacional. Nossas raízes estão presas nesta oralidade familiar, mesmo considerando que as nossas árvores de natal e nossos presépios tenham sido domesticados por outras culturas, nos forçando a sonhar com neve sob um sol de quarenta graus.
- Caixa Cultural de São Paulo
- Oficina de Presépios – 15/11/2011 – Inscrição pelo telefone 11 3321-4400
- Abertura – 19/11/2011 – às 11 horas
- Palestra com o fotógrafo – 20/11/2011 – às 16 horas
- Visitação de 19/11/2011 a 26/02/2012 – Terça a domingo, das 9 às 21 horas