Um almoço com 25 tipos de saladas, 14 pratos quentes e mais de 10 sobremesas, cravado no coração de Curitiba, a alguns passos do relógio das flores. Conheço o No Kafe Fest há mais de 10 anos, e sempre que vou a Curitiba arranjo um tempo – de preferência do domingo, pois aproveito para circular pela feirinha – para ir almoçar neste quilo especial e caseiro que funciona anexo ao Solar do Rosário desde 1993.
Dona Dorothea Richter levou suas receitas alemãs da família, aprendidas com mãe, tias e avos, e toda a experiência de mais de 10 anos como professora de culinária do SENAC para seu restaurante. O resultado é extraordinário. Uma comida de casa, de mãe, saborosa e vendida a quilo.
Purê de maçã, peru com frutas, lasanha, bacalhau, camarão de ensopado, massas, porco assado, saladas e outras delicias. Os doces são um espetáculo a parte, que deve ser degustado sem qualquer culpa. Pudim de claras, pudim de leite condensado, brigadeiro mole com amoras, frutas e o meu preferido banana caramelada, também conhecida como Chico Balanceado, que arriscamos a divulgar a receita abaixo, pesquisada no Google e devidamente testada e adaptada ao nosso açucarado paladar nordestino.
Chico Balanceado
Segundo Câmara Cascudo (História da Alimentação no Brasil) “todos os pratos nacionais são resultantes de experiências construídas lentamente, fundamentadas na observação e no paladar”. A informação que temos é que o Chico Balanceado é um doce típico do Rio Grande do Sul, porém, disputa com os estados de Santa Catarina e Paraná a autoria desta sobremesa. Sabemos, entretanto, que Pernambuco é o estado mais doce do Brasil, rico em receitas de doces, bolos e sobremesas, herança proveniente do ciclo da cana de açúcar, da casa grande, da senzala e da nossa doce miscigenação entre índio, negro e português. E lá no Nordeste, em Pernambuco, Chico Balanceado é Manezinho Araújo, portanto temos origens para todos os lados. Sul e Nordeste conectados por meio de um doce caminho de creme de amido, banana, ovos e muito açúcar.
1 – INGREDIENTES
- 6 bananas maduras
- 8 ovos
- 1 litro de leite
- 3 ½ xícaras de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de água
- 2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho
- 1 lata de leite condensado
- Manteiga
2 – MODO DE PREPARO
- Pré-aqueça o forno a 160ºC;
- Descasque e corte cada banana em duas a três fatias longitudinais. Grelhe as fatias na manteiga. Reserve;
- Faça uma calda cor de caramelo com 3 xícaras de açúcar e 1 xícara de água. Caramelize o fundo de um refratário e deixe esfriar;
- Em outra panela coloque 1 litro de leite, 2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho, 8 gemas (reserve as claras) e 1 lata de leite condensado;
- Leve ao fogo médio por 15 minutos ou até formar um creme liso e homogêneo. Despeje no refratário caramelizado. Deixe esfriar um pouco e reserve;
- Adicione as fatias das bananas grelhadas delicadamente sobre o creme. Reserve;
- Bata as 8 claras em batedeira até ponto de neve, adicione ½ xícara de açúcar e bata bem até formar um merengue firme;
- Coloque o merengue sobre as bananas fatiadas no refratário;
- Leve ao forno pré-aquecido a 160º C por cerca de 10 minutos ou até o merengue ficar dourado;
- Retire do forno e deixe esfriar;
- Antes de servir deixe na geladeira por 20 minutos.
No Kafe Fest
Almoço: 2ª a 6ª das 11h30min as 14h00min / Domingo das 12h00min as 15h00min – Rua Claudino Soares, 142 – Calçadão – Anexo ao Solar do Rosário – Curitiba / Paraná (41 3223-9534 – www.nokafefest.com.br)
De 3ª a sábado das 15h30min as 20h00min funciona um Café Colonial com 50 tipos de pratos doces e salgados.