Vamos lá, ou melhor, vamos para cozinha fazer nossa Páscoa. Ovos, pães, bombons, trufas, pão de mel e outras delícias servidas na Páscoa, com muito chocolate, podem e devem ser preparados nas nossas cozinhas.
Estamos em uma época fantástica, onde temos o chocolate como ingrediente principal desta celebração universal. Nada melhor do que manipular este produto especial nas nossas cozinhas, na elaboração de receitas para nosso deleito “gustativo emocional” e para as pessoas afetuosas que nos cercam.
Presentear com chocolates, ou com produtos a base de chocolates, é receber poderosas doses de emoção, gratidão, amizade e surpresa, especialmente quando estes presentes são frutos da nossa elaboração caseira.
A receita abaixo é um Pão de Páscoa, conhecido comercialmente como Colomba Pascoal. Não é uma receita simples de fazer, requer alguma habilidade culinária. Mas quem se importa com dificuldades culinárias? O bom mesmo é ir para cozinha e jogar-se no preparo, na magia da transformação que irá acontecer nas misturas e nos processos de preparo, seja de um simples ovo frito até um delicioso Pão de Páscoa.
PÃO DE PÁSCOA COM GOTAS DE CHOCOLATE E FRUTAS CRISTALIZADAS*
1 – INGREDIENTES
Esponja
- 2 colheres (sopa) ou 20g de fermento biológico seco
- ¾ xícara (chá) ou 100g de farinha de trigo
- 1/3 xícara (chá) ou 80 ml de água filtrada e gelada
Massa da Colomba Pascal
- 4 e ¼ xícaras (chá) ou 500g de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) ou 100g de margarina
- ½ xícara (chá) ou 100g de açúcar refinado
- 5 gemas de ovo
- 1 colher (café) ou 2g de sal
- 4 colheres (sopa) ou 40g de leite em pó
- 2 colheres (sopa) ou 40g de mel
- ½ xícara (chá) ou 120 ml de água filtrada e gelada
- Gotas de essência de panetone
Recheio
- 1 e 2/3 xícara (chá) ou 150g de gotas sabor chocolate meio amargo
- 1 xícara (chá) ou 150g de frutas cristalizadas
Cobertura
- 1 e ½ xícara (chá) ou 250g de farinha de caju
- 1 xícara (chá) ou 200g de açúcar confeiteiro impalpável
- 5 claras de ovos
Decoração
- ½ xícara (chá) ou 100g de chocolate meio amargo ou ao leite
- ¼ xícara (chá) ou 50g de açúcar confeiteiro impalpável
- ½ xícara (chá) ou 40g de gotas sabor chocolate meio amargo
- ¼ xícara (chá) ou 40g de frutas cristalizadas
2 – MODO DE PREPARO
Esponja
- Em um recipiente, misture o fermento seco com a farinha de trigo e a água até formar uma massa homogênea. Cubra bem com filme PVC e deixe fermentar até dobrar de volume.
Massa
- Em um recipiente grande da batedeira, junte a farinha de trigo com a esponja, a margarina, açúcar, gemas, sal, leite em pó e mel. Misture delicadamente para homogeneizar e adicione a metade da água. Leve à batedeira e adicione aos poucos a água, cuidando para não colocar líquido demais. Adicione a essência de panetone e bata mais um pouco até a massa ficar lisa, elástica e homogênea;
- Abra a massa sobre uma mesa untada com óleo, espalhe as gotas de chocolate as frutas cristalizadas. Sove delicadamente a massa sempre fechando para envolver totalmente o recheio. Forme uma bola e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos coberto com filme PVC;
- Modele a massa recheada como se estivesse fazendo um pão baguete;
- Divida-a em duas porções e corte uma delas em 3 partes, sendo 1 maior e 2 menores. Repita a operação com a outra porção e coloque na forma de papel de colomba, usando a parte maior como corpo e os menores como asa. Deixe fermentar por 30 a 50 minutos ou até dobrar de volume.
Cobertura
- Em um recipiente, misture a farinha de caju e a metade do açúcar de confeiteiro. Acrescente as claras e mexa até ficar homogênea. Aplique a cobertura sobre as colombas já fermentadas e, por cima, polvilhe o restante do açúcar de confeiteiro com uma peneira;
- Asse em forno médio (170ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Decoração
- Derreta a cobertura sabor chocolate meio amargo, ou ao leite, conforme as instruções da embalagem e faça vários riscos sobre a superfície da colomba fria. Polvilhe com açúcar de confeiteiro no centro da cobertura e decore com gotas de chocolate e frutas cristalizadas.
Dica
- Sempre que adicionar aos poucos a água à massa de pão, cuidado com o ponto. O ponto ideal é o ponto de véu, ou seja, quando esticada fica com aspecto de transparência sem se romper;
- Rendimento: 2 colombas;
- Tempo de preparo: 3h a 3h30;
- As formas de papel são encontradas em lojas de artigos de festas (Chocolândia, por exemplo), porém podemos usar uma forma convencional de bolos.
*A receita do Pão de Páscoa foi retirada do site www.harald.com.br. A Cozinha Afetiva fez livres adaptações e inclusões de outros ingredientes.