Para mim o Bolo de Milho da Leni, virou o Bolo de Milho da Ana. Receitas são assim mesmo, trocam de mãos, de cozinhas, de nomes. Ingredientes são substituídos ou agregados, toques pessoais são adicionados e a história oral destas receitas, de ouvido a ouvido, como uma brincadeira do telefone sem fio, vai ganhando novas formas, sabores e saberes.
O bolo da Leni – a receita nos foi enviada com este nome, mas como não conhecemos a Leni, ficou no nosso dia a dia como o bolo de milho da Ana – deve ter sua origem em alguma história oral. Hoje, porém, a oralidade do passar receitas, ganhou uma orelha eletrônica (e-mails, blogs, sites, msn, etc.), que de certa forma vai ajudando na preservação da memória e identidade da nossa cozinha nacional, da nossa comida popular brasileira.
Guardo a receita do bolo de milho deste abril, para publicar exatamente durante as festas juninas. Hoje dia 30, após Santo Antônio, São João e São Pedro, nossos Santos festeiros, e no apagar das lanternas deste mês delicioso, vamos compartilhar este bolo especial, apresentado da mesma forma, com dicas, sugestões de marcas de ingredientes e linguagem culinária da Ana Angélica.
Bolo de Milho da Ana (ou da Leni?)
1 – Ingredientes
- 1 lata de milho em conserva
- 1 lata (a mesma medida) de açúcar
- 3 ovos inteiros
- 3 colheres de manteiga
- 1 lata (mesma medida) de Vitamilho ou Flocão
- 1 garrafa de 200 ml de leite de coco (Sococo)
- 2 a 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de Maizena
- 1 colher de chá de canela em pó (opcional)
2 – Modo de Preparo
- Bata o milho no liquidificador com a água que vem na lata, acrescente os ovos, o açúcar, a manteiga, um de cada vez, batendo sempre;
- Em seguida acrescente o Vitamilho ou Flocão, alternando com o leite de coco, depois o queijo ralado, fermento e por fim a colher de Maizena e a canela em pó;
- Unte uma assadeira retangular ou forma redonda pequena, com manteiga ou margarina, polvilhe com Vitamilho ou Flocão;
- Despeje a mistura e polvilhe com canela, se desejar;
- Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média, por 30 a 40 min.
3 – Dicas
Você poderá variar, colocando pedacinhos de coco ou de doce de goiaba na massa, antes de assar, ou “sofisticar” colocando a cobertura e recheio a seguir:
Cobertura e Recheio da Ana (ou da Leni?)
Recheio
Cozinhar uma lata de leite condensado com 1 colher de sopa de queijo ralado, ½ xícara de coco ralado e 1 colher de chá de manteiga. Mexer sem parar para não pegar na panela. Ao dar o ponto de brigadeiro mole, acrescentar uma caixinha de creme de leite Nestlé.
Cobertura
Faça o mesmo procedimento acima, mas não coloque o coco ralado. Depois que rechear e cobrir o bolo (para isto, você deverá fazer dois bolos, um de cada vez), polvilhe coco ralado por cima da cobertura e enfeite com rosquinhas ou sequilhinhos de coco ou amanteigados . Pode também enfeitar com ameixas secas ou “beijinhos”, se preferir.
UMA DELÍCIA!