Junho é sempre um mês mais especial para bolos de milho, aipim, tapioca e puba. Santo Antônio, São João e São Pedro, as festas juninas, só são completas com estes bolos à mesa. Na minha casa de infância era assim. Continuo buscando esses sabores perdidos no tempo e na industrialização dos alimentos.
Ontem estava na Zona Cerealista de São Paulo (Rua Santa Rosa) e encontrei uma massa de aipim pronta, industrializada. Resolvi acreditar no produto e seguir a receita que estava no verso (seguir não na integra, fiz algumas mudanças). Fiquei meio desconfiado, pois nunca tinha visto receita de bolo de aipim com leite condensado, mas, era o que tinhamos no momento para matar a saudade do gosto desse bolo, que minha mãe fazia com uma maestria espetacular, sempre em forma redonda, com ou sem furo, nas festa juninas.
O resultado foi bom. Foi, foi mesmo (?). O “foi bom” foi meio que ampliado, meio que para compensar a saudade do bolo de aipim da Dona Maria. O bolo que fiz com a massa pronta de aipim e leite condensado é um bom bolo, mas não é o bolo de aipim da minha infância, nem poderia ser, pois os ingredientes eram diferentes. Qualquer hora vou comprar aipim e ralar, comprar coco e tirar o leite do coco para fazer o meu bolo de aipim.
1 – INGREDIENTES
- 500 g de massa pronta de aipim (foto da embalagem abaixo)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 50 g de coco ralado
- 400 ml de leite de coco (2 garrafinhas)
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos
- 1 xÃcara de chá de açúcar
- 300 g de manteiga
2 – MODO DE PREPARO
- Pre aquecer o forno a 180 oC;
- Bater as claras em ponto de neve, acrescentar as gemas, bater mais um pouco;
- Adicionar o açúcar e a manteiga, bater até formar uma massa lisa;
- Acrescentar o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado, bater até formar uma massa lisa;
- Acrescentar a massa de aipim e bater até formar uma massa lisa e homogênea;
- Por fim, adicionar o fermento em pó e bater levemente;
- Assar por 40/50 minutos ou até dourar.