Se alguém me perguntasse, e já perguntaram, qual a melhor comida do mundo ou qual a minha comida preferida, com certeza não teria dúvida em responder que é VATAPÁ. Uma paixão de mamadeira, pois acredito que minha mãe já colocava vatapá na minha mamadeira. Tem que ser receita de mãe baiana, feito de pão de sal (francês) dormido e com toda aquela combinação “afro-baiana-mágica” de temperos.
Pois é, acreditava que vatapá era um prato único. Desacreditei na semana passada quando fui à cozinha fazer uns bolinhos salgados, inicialmente de camarão seco, que resultaram em algo extraordinário, que lembra muito vatapá. Lembra no sabor, no perfume, na textura, na aparência da crosta e no deleito da degustação.
Sem intenção e sem pretensão, meus bolinhos salgados, depois da mistura dos temperos e ingredientes “afro-baiano-mágico”, transformaram-se em BOLINHOS SALGADOS DE VATAPÁ. São dos Deuses, Deuses afro!
1 – INGREDIENTES
- 1 xicara de chá de farinha de trigo
- 200 ml de leite de coco
- 3 colheres de sopa de maizena
- 3 ovos
- 8 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem Copra
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher de café de fermento em pó
- 1 cebola media picadinha
- 1 tomate sem sementes picadinho
- 2 colheres de sopa de pó de camarão seco
- 3 colheres de sopa de camarão seco catado (sem cascas e cabeças) e picado
- 1 colher de sobremesa de amendoim torrado
- 1 colher de sobremesa de castanha de caju torrada
- 3 dentes de alho
- Gengibre ralada, coentro, cebolinha verde, sal e pimenta do reino a gosto
2 – MODO DE PREPARO
- Aquecer o forno a 180 oC;
- Bater no liquidificador: farinha de trigo, leite de coco, maizena, ovos, óleo de coco extravirgem, amendoim, castanha de caju, azeite de oliva extravirgem, azeite de dendê, pó de camarão seco, alho, gengibre, sal e pimenta do reino até forma uma massa homogênea e lisa;
- Transfira a massa para um recipiente e adicione: cebola, tomate, coentro, cebolinha e camarão seco, tudo bem picadinho. Misture bem;
- Por fim adicione o fermento e misture lentamente;
- Coloque em forminhas, untadas, e leve ao forno até dourar.
3 – DICAS
- Pó de camarão são as cascas e cabeças do camarão seco, torradas e moídas no liquidificador. Quando “catamos” camarão seco retiramos estas partes que podem ser aproveitadas para um pó de muito sabor. Podemos usar em diversos preparos culinários.