Sabor da Vida (Japão – 2015) é um filme sentimental, muito doce e meloso como o protagonista Dorayaki, um tipo de doce japonês recheado com pasta de feijão azuki. O doce é o elo de ligação entre uma idosa (Kiki Kirin), o gerente (Masatoshi Nagase) de uma pequena confeitaria e uma estudante adolescente (Kyara Uchida). O novo filme de Naomi Kawase faz parte da 39a Mostra de Cinema de São Paulo. É um filme gostoso de ver, onde a arte de cozinhar ganha força na personagem da idosa. Nada de novo, mas muito bom para reforçar os laços afetivos da cozinha afetiva.
Ao final do filme, o desejo é e ir direto para cozinha preparar os dorayakis. Assim fizemos, porém, sem arriscar o preparo da pasta de feijão azuki. Ficamos apenas nas panquecas, devoradas com manteiga, requeijão cremoso e geleias.
Dorayaki (????, ????, ????, ????)
É um doce japonês, tipo uma panqueca, recheada com pasta de feijão azuki. Em japonês, dora significa gongo (uma espécie de disco de metal circular) e, devido à semelhança das formas, é provavelmente a origem do nome do doce. Já o yaki significa “cozido em calor seco”. Há uma lenda de que o primeiro dorayaki foi feito quando um samurai chamado Benkei esqueceu seu gongo (dora) na casa de um fazendeiro onde ele estava se escondendo, e o fazendeiro posteriormente veio a usar o gongo pra fritar as panquecas, daí o nome dorayaki.
O atual formato surgiu por volta de 1914, em uma confeitaria em Ueno, Tóquio, chamado Usagiya (Rabbit House), onde o proprietário se inspirou em outro confeito japonês, que tem suas raízes na Europa, o kasutera ou bolo de Castella.
É o lanche predileto do Doraemon, um dos personagens mais populares do anime japonês, seu nome foi inspirado nesse doce japonês.
1 – INGREDIENTES
- 150 g de farinha de trigo
- 100 g de açúcar
- 100 ml de leite
- 3 ovos
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de shoyu (molho de soja)
- 1 colher de chá de mirin (vinho de arroz doce)
2 – MODO DE PREPARO
- Bater as gemas com a manteiga, o açúcar, o shoyu e o mirim;
- Adicionar o leite, misturar, e adicionar a farinha de trigo;
- Misturar até formar uma massa lisa e homogênea;
- Bater as claras em ponto de neve e adicionar à massa levemente, junto com o fermento;
- Fritar porções individuais (cerca de duas colheres de sopa) em frigideira antiaderente.