São Paulo está pegando fogo em pleno outono, 32 oC hoje à s 16 horas na Avenida Paulista. Enquanto isso, em Campina Grande (ParaÃba) chove, o tempo baixou geral e tem gente sonhando com lareira em casa. Também sonho, ou melhor, estou sempre sonhando com dias frios, chocolate quente e especialmente café com leite e bolo. Enquanto o frio não vem (será que vem esse ano?), vamos nos conformando com receitas deliciosas para todos os climas. O Bolo Madredeus veio da ParaÃba, do Joca, um amigo querido.
INGREDIENTES & MODO DE PREPARO
- Bater 2 colheres de sopa de manteiga com 1 xÃcara de açúcar e vai acrescentando devagar 3 ovos.
- Desligar a batedeira e ir misturando com delicadeza, 2 xÃcaras de farinha de trigo peneirada 2 vezes, e vai acrescentando aos poucos uma xÃcara bem generosa de suco de laranja misturada com um cálice mais generoso ainda, de licor Dambrui.
- Acrescentar 1/2 xÃcara de casca de laranja picada e 1 xÃcara de frutas cÃtricas cristalizadas passadas na farinha de trigo. Mais 1 pitadinha de sal e pronto.
- Botar no forno pré-aquecido e assar em torno de 20 minutos a 180/160 oC.
- Servir morninho acompanhado de café e ouvindo “A Andorinha da Primavera” do Madredeus.
—————————————
“A Andorinha da Primavera” – Música do Madredeus (Grupo português de grande projeção mundial. A sua música combina influências da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea).
Andorinha de asa negra aonde vais ?
Que andas a voar tão alta
Leva-me ao céu contigo, vá
Qu´eu lá de cima digo adeus ao meu amor
Ó Andorinha da Primavera
Ai quem me dera também voar
Que bom que era
Ó Andorinha na Primavera também voar
—————————————
Drambuie é um licor de uÃsque de malte a base de mel, ervas e uma mistura secreta de especiarias. O sabor sugere açafrão, mel, erva-doce e noz-moscada. É produzido em Broxbum, West Lothian, na Escócia.