O pão de sal cacetinho (francês aqui em São Paulo) sempre era comprado em excesso para que sobrasse. Dormia uns dias no saco pardo de papel, para só então ser cortado em grossas fatias e ser levado ao forno, deixando-as bem torradinhas. A etapa seguinte era passar as torradas manualmente na máquina de moer carne, tarefa de responsabilidade das crianças da casa. Tudo isso era uma prática habitual e rotineira da minha mãe para fazer Farinha de Pão, ou de rosca como é conhecida em alguns lugares. A farinha adquiria um sabor mais adocicado quando torradas de pão doce, pão de coco ou pão de milho eram misturadas à s torradas do pão cacetinho. Não chegava a ser uma forte concorrente da farinha de mandioca, mas competia no mesmo nÃvel das preferências da casa e também no preparo das farofas.
Hoje tenho comprado a Farinha de Pão em padarias, mas não é igual, não mesmo, a da minha infância, talvez por isso não consigo comer pura com feijão ou outros pratos, então faço farofas.
A seguir temos duas receitas bem simples, de fácil preparo. Uma tradicional e outra da casa da Dona Naná. No domingo, 04/09, fui surpreendido com uma farofa deliciosa com Farinha de Pão. Na casa da Naná a farinha é feita por Denise, a filha. Ela deixa o pão ficar bem duro, não torra e passa no processador. Os ingredientes da farofa são do Marcos, o filho. O resultado? Dos Deuses!
As quantidades dos ingredientes são do gosto pessoal de cada um. Mais ovos, deixa a farofa mais “molhadinha”, mais berinjelas, vai deixar mais “pedaçuda”. Quanto mais Farinha de pão for adicionada, mais seca vai ficar a farofa. Usem as quantidades que desejaram, mudem os ingredientes, façam o que achar melhor. Cozinhar é experimentar!
RECEITA I
INGREDIENTES - Cebola, alho, azeite de oliva extravirgem, sal, pimenta do reino, cenoura ralada, ovos e Farinha de Pão.
MODO DE PREPARO - Dourar a cebola e o alho no azeite de oliva extravirgem, adicionar a cenoura ralada, sal e pimenta do reino (a gosto), adicionar os ovos, deixar cozinhar e por fim adicionar a Farinha de Pão, deixando cozinha bem.
RECEITA II
INGREDIENTES - Cebola, alho, azeite de oliva extravirgem, sal, pimenta seca, pimenta fresca (dedo de moça), berinjela em cubos, pimentão vermelho em pedaços, pimentão amarelo em pedaços, ovo cozido e Farinha de Pão.
MODO DE PREPARO - Dourar a cebola e o alho no azeite de oliva extravirgem, adicionar a berinjela, o pimentão vermelho, o pimentão amarelo, sal e as pimentas (a gosto), refogar bem e por fim adicionar a Farinha de Pão, deixando cozinha bem, finalizar com os ovos cozidos em pedaços, misturando com cuidado.
Com carinho fica sempre tudo melhor !!!@