Adoro o nome Fatia de Parida, muito usual na Bahia para designar Rabanada, que nunca foi comida de Natal para baiano. Minha mãe dizia que era um alimento forte e nutritivo, especial para que tinha acabado de parir, porém, muito comum no café da noite da minha casa materna.
As variações culinárias no Brasil, como em todo lugar, são do tamanho da nossa vontade de comer bem, saudável e com prazer, por isso, histórias e variações são facilmente encontradas por todo lado, especialmente no lado da internet. Não seria diferente para a Rabanada, muito tradicional no Natal do Sul e Sudeste e em várias parte do mundo. Vejam por exemplo o que fala no site da Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabanada).
Na busca por receitas diferentes para o Natal, encontrei a variação abaixo para a Rabanada. Uma receita da empresa COPRA, produtora de óleo de coco e outros derivados. É uma Rabanada feita totalmente com coco (óleo, leite e açúcar do coco), uma sugestão bem nacional com sabor muito especial.
INGREDIENTES
Da Rabanada
- 1 baguete média
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco
- 200 ml de leite de coco
- 2 ovos
Para Polvilhar
- 2 colheres de sopa de acúcar de coco
- 1/2 colher de chá de canela em pó
Para Fritar
-  3 colheres de sopa de óleo de coco
Para Secar
- Papel toalha
MODO DE PREPARO
- Corte a baguete em 20 fatias. Reserve;
- Em uma tigela grande, misture o açúcar de coco e o leite de coco, junte os ovos e misture até ficar homogêneo;
- Passe as fatias de pão na mistura, e pressione delicadamente para retirar o excesso. Repita a operação até finalizar todas as fatias;
- Em uma frigideira pequena, aqueça aos poucos o óleo de coco em fogo médio e frite as rabanadas aos poucos, deixando dourar levemente os dois lados. Retire com uma escumadeira e coloque sobre o papel toalha. Repita a operação até terminar todas as fatias.
- Em um prato misture o açúcar de coco e a canela. Passe as rabanadas na mistura.
- Arrume-as em uma travessa e sirva em seguida.