Fava ou Feijão-Fava é a denominação de um ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae. As favas são originárias do Peru. Dentre as populações autóctones dos Estados Unidos, as favas são tradicionalmente utilizadas no preparo do Succotash*, o que por vezes leva ao errôneo juízo de que as favas provenham do país.
*Succotash é um prato típico da culinária dos índios da América do Norte, mas popular na culinária sulista, que consiste num guisado à base de milho e vagem, cozidos com vários vegetais e condimentos. O nome parece ser derivado de “msickquatash”, que significava “maçaroca cozida” na língua naragansett. O prato pode ser servido como o principal da refeição, ou como acompanhamento de carnes diversas.
No Norte e Nordeste do Brasil é muito comum o uso das favas, preparadas da mesma forma que feijão mulatinho, banco ou preto. Também temos o caldinho de fava, servido quente, com a sol escaldante, e nós adoramos nos escaldar ao sol com os caldinhos.
Albinha fez sua fava, trazida do Recife, com calabresa, carne seca e bacon. Temperou com alho, cebola, tomate, cebolinha e coentro. Sal e pimenta do reino a gosto. Ficou muito bom. Uma farra no almoço do domingo frio, 2 de julho, dia da Independência da Bahia, onde também tivemos o vatapá de Manaus (da família de Chico), frango de padaria, arroz e farofa baiana.