Que gaúcho gosta de carne não é novidade para o mundo. Que Orlando, amigo de Porto Alegre, adora cozinha não é novidade para mim. Agora, Orlando na cozinha fazendo um filé-mignon denso e alto com cogumelos e nata gaúcha é algo extraordinário, saboroso, especial …
Para nossa sorte e deleito, Orlando veio passar o aniversário em São Paulo e resolveu fazer um almoço de domingo. Foi no dia 25 de junho na casa de outro amigo, que liberou a cozinha (já deixo aqui avisado que minha cozinha sempre vai estar liberada para qualquer comidinha que Orlando desejar fazer).
Tive a felicidade de estar presente para receber esse presente culinário. Acho muito especial quem vai para cozinha no dia do aniversário. É uma inversão total de padrões, pois cozinhar para os outros, sejam amigos, familiares ou amores, é sempre um ato de afeto, uma forma de presentear alguém. Nós amigos gulosos é que fomos presenteados no dia do aniversário dele.
Vou tentar descrever o FILÉ COM COGUMELOS E NATA. Estou buscando coragem para tentar fazê-lo, mas a memória afetiva que guardei do almoço de aniversário é muito especial, tenho medo de não chegar no ponto, na cor, no sabor, na textura, então, talvez seja prudente não arriscar (será?).
Receita não tem dono, mas algumas são impossíveis de serem repetidas. Posso até fazer esse filé, pode até ficar muito bom, mas acredito que o sabor daquele do dia 25 de junho é único, e só irá se repetir pelas mãos gaúchas do Orlando.
MUITO SIMPLES E DE RÁIPIDO PREPARO
- Filés-mignons altos, porém pedaços não grandes, adicionar sal à gosto;
- Selar na manteiga os dois lados dos filés, colocar em um refratário e reservar;
- Cortar os cogumelos (frescos) em fatias, tipo Champignon (os brancos) e Portobello (os pretos, também conhecidos com cogumelo-de-paris);
- Adicionar os cogumelos fatiados na mesma panela onde os filés foram selados, com mais manteiga e saltear levemente;
- Adicionar a Nata (Orlando usa a marca Piá, que ele trouxe de Porte Alegre – Não arriscaria usar outra marca ou tipo) e deixar dissolver completamente;
- Adicionar o molho (nata + cogumelos) ao refratário dos filés-mignons;
- Colocar em forno pré-aquecido (180 oC) até dourar os cogumelos (1a foto do post).
ENTRADAS
A salada nem precisa descrever, me desculpem. Qualquer uma vai bem. A grande estrela do almoço, evidentemente depois do cozinheiro, foi o filé-mignon, porém, a entrada dos cogumelos também foi perfeita. É muito simples:
- Cogumelos grandes, retirar os miolos;
- Picar os miolos e misturar com cream cheese (ou requeijão cremoso), damasco picadinho e queijo gorgonzola;
- Rechear os cogumelos, generosamente, e salpicar com queijo parmesão ralado;
- Forno (180 oC) até dourar (não estranhar o caldinho que irá formar, é dos cogumelos e pode ser bebido também).
PARA ACOMPANHAR O FILÉ-MIGNON
E PARA FINALIZAR …
Uma sobremesa típica do Rio Grande do Sul, receita de família: CHICO BALANCEADO. Vejam que nome mais interessante. Nem vou arriscar descrever a receita, fica para outra oportunidade. É muito bom!!!