Uma breve caminhada desde a Catedral de Puebla, passando pelo Museo Amparo (excelente coleção de arte mexicana) até chegar no Mercado el Carmen. No mercado o local é o restaurante Cemitas Las Poblanitas, que fica ao lado direito, bem no final. Aqui no mercado para experimentar as famosas Cenitas de Puebla (é a torta mexicana, que é o sanduÃche no Brasil) recheada com carne, pimenta poblana, queijo branco oaxacano, couve-cravinha, fatias de abacate e chipotles (cenitas rellenas de carne, chile poblana, pápalo, queso blanco oaxaqueño, rodajas de aguacate y chipotles). Tem vários tipos de recheios. É um sanduÃche enorme, difÃcil de comer quando não se é local. A carne tem um molho vernelhão que escorre pelo sanduÃche e deixa nosso dedos e unhas vermelhos por horas. É uma delicia, comida de Puebla, comida no México.
Pápalo - Porophyllum ruderale é uma planta herbácea cujas folhas podem ser usadas para temperar alimentos. O sabor foi descrito como “entre rúcula, coentro e rue.” A planta é comumente cultivada no México e América do Sul para uso em salsas.
Chipotles – É um tipo de pimenta seca. A palavra raiz, chilpoctli, surgiu inicialmente entre os falantes de lÃngua náuatle, um dos muitos idiomas autóctones ainda vivos no México, sendo que o termo chil = chile e poctli = fumo. Portanto, essencialmente, este termo significa pimenta fumada.