Zeinho, meu compadre lá da Bahia e pai dos afilhados Theo e Nanda, é conhecido pelo famoso pãozinho delícia (*), que ele perdeu a receita e todos aguardam que recupere a delícia do pãozinho com um esforço de memória. Zé também é um exímio fazedor de pizza e outras maravilhas culinária. A panqueca verde para mim foi uma novidade, pois, não conhecia a receita. Achei muito linda a massa e com certeza nutritiva e saborosa. Segue a receita abaixo.
INGREDIENTES
- 2 xicaras de chá de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de leite de vaca
- 3 ovos
- 3 folhas de couve sem talo e 1/2 xícara de salsinha (espinafre, rúcula, manjericão, coentro e/ou outras folhas verdes da sua preferência)
- Sal a gosto
- Óleo para assar
MODO DE PREPARO
- Bater todos os ingredientes no liquidificar, adicionando a(s) folha(a) de sua preferência;
- Usar uma frigideira para assar as panquecas;
- Rechear de acordo sua preferência com carnes moída (vaca, porco, frango, bacalhau …) e/ou verduras (o recheio deve ser preparado a parte e adicionado às panquecas já quente);
- Complemente com o molho de sua preferência (tomate, 4 queijos, branco …) e queijo ralado.
(*) Depois do acarajé e do abará, o pãozinho delícia é a paixão de todo baiano. Também conhecido como pão de festa, pois, é impossível uma festa sem essa delícia, apresenta uma massa branquinha e macia com queijo ralado por cima. Pode ser recheado com uma paste de manteiga e queijo ralado ou qualquer queijo cremoso. Na Bahia é muito comum encontrá-lo em bares e lanchonete.
FIQUE EM CASA. VÁ PARA A COZINHA!
#cozinhaafetiva #cozinha_afetiva #fiqueemcasa #vaparaacozinha #cozinhar