ALMOÇO
Costelinha de porco marinada por 4 horas no melaço de cana, alho, sal e azeite de oliva extravirgem. Levar ao forno baixo em assadeira ou refratário coberto com papel alumÃnio. Retirar o papel quando estiver cozida. Jogar generosa porção de cebola fatiada por cima e deixar dourar. Retirar do forno no seu ponto de preferência. Separar as costelas.
No caldo gorduroso e acebolado da costelinha assada, adicionar farinha de mandioca, aquela do Nordeste, misturar para fazer uma farofa, prefiro a farofa mais molhadinha.
O arroz é tipo baiano, bem cozido na água e sal e escorrido, tipo unidos venceremos.
SOBREMESA
Cozinhar em fogo baixo 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca (medido na lata do leite condensado), 2 gemas e 1 colher de sopa, bem generosa, de maisena. Quando levantar fervura, adicionar uma lata de creme de leite sem soro (colocando a lata na geladeira na véspera, fica bem fácil retirar o soro). Misturar bem e continuar cozinhando até formar um creme liso e consistente. Transferir para um refratário, deixar esfriar e colocar na geladeira. Sirva gelado com geleias, doces, mel, calda de chocolate ou puro.