Provavelmente o famoso bolo Souza Leão de Pernambuco seja uma receita da primeira metade do século XIX, da família Souza Leão de raízes nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno. Foi introduzida na história da culinária pernambucana por intermédio de Dona Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti, esposa de um coronel proprietário de vastos engenhos na região. E é com essa receita de muita tradição nordestina que iremos celebrar o 13º dia da Trezena de Santo Antônio. Já estou de posse da receita desde 2020, cedida pelo amigo Chef Padeiro e Confeiteira de “mãos cheias”, o querido cearense Raimundo Lobo.
Apresentamos abaixo a receita inteira, farta e grande do Chef Lobão, assim como, são fartos e grandes os corações e as alegrias do povo do Norte e Nordeste, especialmente no mês de junho, onde celebramos as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. Esse ano ainda sem festa, mas com fé nos nossos Santos juninos, em 2022 estaremos de volta às nossas celebrações, comidas e alegrias das nossas festas tradicionais do mês de junho.
PUBA – Para entender o que é a Puba da Mandioca, veja o post Trezena de Santo Antônio – 1º Dia – 01 de junho de 2020 / Bolo de Puba da Dona Terezinha, publicado em 31 de maio de 2020.
INGREDIENTES
- ½ kg de massa puba
- ½ kg de açúcar
- 1 xícara de chá de água gelada
- 1 xícara de chá de manteiga
- 1 colher de café de sal
- 8 gemas de ovos
- 1 ½ xícara de leite de coco
- 2 paus de canela
- 1 colher de café de cravo-da-índia
- Semente de erva-doce (a gosto)
MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno a 180 oC;
- Unte e enfarinhe uma forma de furo;
- Em uma panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo alto (200 oC a 220 oC), sem parar de mexer, até o açúcar se dissolver e calda começar a ferver;
- Pare de mexer e deixe esfriar calda ficar em ponto de fio;
- Retire do fogo, junte a manteiga e o sal, misture bem e deixe esfriar completamente;
- Em um recipiente, coloque a massa de puba, alternadas com o leite de coco, amassando bem;
- Adicione a calda fria e mexa bem;
- Coe por 3 vezes em uma peneira fina e acrescente as canelas em pau, os cravos-da-índia e as sementes de erva-doce;
- Despeje a massa obtida na forma;
- Asse por cerca de 55 minutos ou até dourar. Lembre de usar o palito bem próximo ao buraco da fôrma – depois de espetado, ele deverá sair limpinho.